O Maine Coon - Símbolo do Estado do Maine (EUA)

Origem

 

Uma das raças naturais mais antigas da América do Norte, o Maine Coon é considerado como um nativo do estado do Maine.

A maioria dos criadores de Maine Coon acreditam que a raça originou-se do cruzamento entre gatos domésticos de pêlos longos pré-existentes no local com gatos de pêlos longos que atravessaram o mar junto com o homem.

Os Maine Coons estabeleceram-se no Maine há mais de um século como uma raça forte e amável de gato doméstico, bem “equipado” para sobreviver ao inverno hostil da Nova Inglaterra.

Tudo no Maine Coon favorece para a sua fácil adaptação a um clima áspero.

Sua pelagem é lisa, lustrosa, pesada e à prova d’água é como de nenhuma outra raça, e deve ser sentida para ser apreciada. É mais longa na região da barriga e peito para proteger do contato com a neve, e mais curta nas costas e no pescoço.

A cauda é longa e peluda, e o gato a envolve em torno de si quando dorme, para proteger-se dos invernos frios.

Suas orelhas possuem tufos de pêlos nas pontas e internamente, para proteção contra o frio, e têm uma escala de movimento grande.

Os pés grandes, redondos e com tufos de pêlos servem como “sapatos de neve”.

Seus olhos e orelhas grandes são também traços de sobrevivência, servindo para aumentar a visão e a audição.

O focinho relativamente longo e quadrado facilita agarrar a presa e desviar da água dos córregos e das poças.

Os Maine Coons são gatos altos, musculosos e de ossatura grande e forte. Os machos alcançam geralmente 10 quilos e as fêmeas, aproximadamente 7 quilos. Os Maine Coons desenvolvem-se até seus 3 ou 5 anos de idade.

 

Tradução: Ângela Stoicov- Amacoon, 2007
Fonte: Texto Original
Link: Maine.gov - Secretary of State Kids' Page

 

 

Reconhecimento da Raça

 

Capitão Jenks, foi o primeiro maine coon da história a ser levado a uma exposição, em 1861.

Em 1895 em uma das primeiras exposições nacionais felinas em NY, uma gata chamada Cosey ganhou o "Best of Best".

 

 

Temperamento e Tamanho

 

Animal pacífico, e de tamanho fabuloso, é o maior gato doméstico existente no mundo. Seu crescimento é lento, atinge seu desenvolvimento completo entre os 3 ou 5 anos de idade. Seu peso normalmente varia entre 7 e 10 quilos para os machos e 4 a 7 quilos para as fêmeas, mas não é difícil achar machos inteiros com pesos acima dos 12 quilos, devido ao trabalho dos criadores.

 

 

Comportamento

 

Brincalhão, curioso, calmo e afetuoso, não mudando seu comportamento ao longo de sua vida. Adora água e por muitas vezes, bebe deitado ou abraçado a sua vasilha e uma das explicações para isso, é o fato de ser um gato do frio que antigamente, na época da neve precisava cavar e beber água abaixado.

 

 

Cores

 

Todas as variedades de cores são permitidas, incluindo todas as variedades de cores com branco; exceto os Colourpoints, o chocolate, lilás, canela e castanho-amarelado. É aceito qualquer quantidade de branco.

 
Patrocinador Oficial
O
O
Última Atualização: 01.04.2008
Copyright © AMACOON 2008
Designed by: Kleyne Andrade